Casamento do outro mundo

12 junho 2016


Livro: Noiva Fantasma
Autor: Yangsze Choo
Páginas: 360
Editora: Darkside Books
Edição: 2015
Acabamento: Capa Dura
Nota: 5/5 - até mais estrelinhas se eu pudesse dar s2
ISNB: 9788566636277

É neste Dia dos Namorados que venho falar de um livro que temos um relacionamento muito forte um pelo outro há um ano mais ou menos (não estou traindo meu namorado com ele, eu juro rsrsr) e é um ótimo presente para sua cara metade de chocolate. Demorei um  bom tempinho á ler qualquer livro da editora Darkside Books, sinceramente só babava nas capas lindas e inusitadas que chegavam todos os meses no trabalho. Para ser sincera, não faço a mínima ideia de porque demorei tanto a ler qualquer livro dela, mas não me arrependo da escolha do primeiro livro que li, que só fez meu amor ficar ainda maior pela editora. E este livro é o Noiva Fantasma, da autora asiática Yangsze Choo.


Qualquer pessoa que me conhece sabe que fiquei semanas enchendo o saco de várias pessoas para ler esses romance, que devorei em 3 dias e não é para menos, pois é fantástico e depois dele, vieram vários outros livros da Darkside, mas nenhum deles conseguiu roubar tanto meu pequeno coração de jujuba como este livro de capa bonita e garota de testa grande, mas fico muito feliz por ele ter me aberto uma gama de possibilidades e descobrir que até que gosto de romances históricos.


A história se passa em Malaia (uma península, onde atualmente se encontra a Malásia e Cingapura), por volta de 1893 e somos apresentados para a jovem Li Lan, que para a sociedade da época, ela já está em idade de se casar e fazer parte do ciclo social. Isso até daria certo, se seu pai não tivesse passado anos recluso após a morte da mãe de Li Lan. Sendo assim, eles não tem muitos contatos para poder fazer um bom casamento e garantir assim, uma boa vida para sua filha.


Até uma das famílias mais abastadas e influentes de Malaia fazer uma proposta da qual seu pai pensou muito e não tinha como recusar. É oferecido um bom casamento, com grandes riquezas e tudo de melhor que Li Lan poderia sonhar, nesta vida e na outra, o único porém é: seu noivo está mortinho da silva e ela irá participar de uma das antigas tradições para se transformar em uma noiva de um morto o resto da vida, em troca de sanar a alma do presunto defunto na outra vida. Coisa romântica, né?


Como se a vida de Li Lan já não estivesse de cabeça para baixo, ela acaba se apaixonando por um cara - que ela mal conhece -  e a decisão de se casar com o morto e pagar as dívidas do seu pai ficam na balança, entre sua possível felicidade e talvez seu dever. Achei a personagem Li Lan um pouco ingênua, pelo menos no começo, mas ela ainda vai descobrir que há muitos mais segredos na família Lim do que o dinheiro pode comprar.


 O livro é dividido em quatro partes e somente a primeira parte achei mais romance mesmo, pois a partir da segunda parte é que fica realmente legal e é onde a fantasia entra no meio. O livro tem meio que um ritmo frenético para acontecer as coisas, depois que ele se desenrola na segunda parte e você fica sem saber em que personagem confiar, amar ou odiar. Sem contar que temos muitas reviravoltas inesperadas. 


É difícil falar deste livro e não encher esse post de spolier, mas posso dizer que ele trata de costumes antigos, vida pós-morte, amores por desconhecidos, confiança, família e mais um punhado de coisas que transforma este livro em uma verdadeira obra prima. Ainda mais por ser uma história de fantasia que retrata a vida real, pois se formos analisar toda história em si para as nossas vidas, ele trata  de escolhas que podem agradar os outros, mas não você. De amar quem você não gosta por conveniência, de criar expectativas por alguém que você nem ao menos conhece, mas já idealiza como um deus que tem todas as respostas. De julgar alguém só pelas coisas que ela fala, sem saber todo o percurso que o levou até aquele caminho, de ver as coisas só pela aparência e não ligar para o que está atrás da carapaça. De ter fé nas coisas e nas pessoas e acima de tudo, de confiar em você e no seu amor, tanto próprio quanto em outra pessoa.


Este livro foi um dos mais diferentes que já li, com uma premissa que te instiga e a amar nas primeiras páginas. Talvez, você não tenha o costume de ler livros com conteúdos históricos (como eu), mas a narrativa desde livro é tão gostosa e toda a cultura apresentada é tão encantadora que isso não me incomodou em nenhum momento, pelo contrário.


Tudo no livro me encantou e me chocou também, pois a tradição de pegar jovens garotas para se casar com mortos, só para sanar a sua alma na outra vida, ainda é cultivado nos tempos de hoje por algumas pessoas. Por ser uma realidade diferente da que vivemos parece difícil, mas parar para pensar que em pleno século XXI ainda tem gente que pensa dessa forma é meio absurdo, mas é um fato.


Essa edição linda vem com uma parte perto do final do livro que ensina a fazer os lindos tsurus (origami de pássaro) que complementam a capa com maestria. Sem contar que no final do livro temos muitas notas para entender melhor todo o contexto do livro. Temos explicações sobre o casamento fantasma, sobre a cultura chinesa e seus costumes de pós-morte e para quem se embananou em muitos dos nomes do livro, também temos os significado de cada um deles no encarte final.


Fazia muito tempo que já queria resenhar este livro e fico feliz por ser no mês dos namorados (uma pequena controversa se levar em relação o contexto do livro) e como esperado da editora Darkside, a edição está lindíssima, com fita de cetim como marcador e tudo que tem direito. Se você tiver a oportunidade de adquirir essa lindeza, coloque no carrinho e não hesite em clicar "comprar", pois eu fiquei muito tempo enrolando para ter, até esgotar e voltar a ser vendido depois de um tempo e para minha surpresa, acabei ganhando essa lindeza, só para meu coração de encher de alegria e arco-íris.


Termino está resenha muito feliz, pois sei que pelo menos algumas pessoas vão ler este livro lindo, ou tirei a dúvida de alguns que hesitavam compra-lo e não tem mais dúvidas nenhuma agora (eu acho, se tiverem comentem aqui em baixo). Fiquem com o gif psicodélico do livro (não me aguentei, tinha que fazer um gif assim) e compartilhem ele em todas suas redes sociais. É um presente meu para todos vocês, seus lindos. 




0 comentários:

Postar um comentário

Início
 
IlustraPyxis - 2015. Todos os direitos reservados ©
Imagens por Freepik | Powered by Blogger