As respostas estão nas estrelas

23 março 2017


Livro: Em Algum Lugar nas Estrelas
Autor:  Clare Vanderpool
Páginas: 288
Editora: Darkside
Edição: 2016
Acabamento: Capa Dura
Nota: 5/5
ISNB: 9788566636833


Sabe aquele livro que você se apaixona pela capa, começa a ler descompromissado, chora de emoção no meio dele e acaba fazendo ele virar seu livro de cabeceira? É isso que Em Algum Lugar nas Estrelas, da autora Clare Vanderpool faz com seu coração. Ele faz parte do selo DarkLove da Caveirinha, que é um selo de livros escrito por mulheres, com temática mais fantástica do que de terror, como estamos habituados a ver na Darkside.



A história é ambientada em Maine, no período pós-Segunda Guerra Mundial, onde somos apresentados para Jack, um garoto que acabou de perder sua mãe, seu pai trabalha para o exército e sua forma de lidar com a perda de sua esposa é se focando cada vez mais no trabalho, deixando Jack de lado. O garoto acaba por ser deixado em um colégio interno, onde tem que lidar com a sua perda da melhor forma possível que uma criança de 13 anos, no começo da puberdade pode lidar e tentar não ser o menino "estranho no ninho", como ele se sente no internato.


É em meio as festas de fim de ano, que o internato fica vazio e os únicos estudantes que restam é o Jack e um garoto chamado Early Auden, do qual todos os estudantes o evitam, por ser um tanto quanto peculiar, que apesar de ser extremamente inteligente, tem muitos problemas para se relacionar com as pessoas. Para uma criança, Jack parece um pequeno adulto com pouca altura, pois ele é muito cético e sarcástico, mas um pouco a contra gosto, ele se deixa conhecer o Early. Para ser sincera, Early é meu personagem favorito e após ler o livro, dá uma vontade imensa de tê-lo como irmão ou a estória ser narrada no ponto de vista dele, já que quem narra é o Jack em primeira pessoa.


Early tem certas peculiaridades que não são compreendidas por ninguém, por exemplo, quando está nervoso com alguma situação começa a separar cores de jujubas, todos os dias da semana é regado por uma música especifica, apenas quando chove é repetido a mesma música, pois "quando chove é sempre Billie Holiday". O que rouba seu coração é a afinidade do Early com o número irracional Pi para contar uma narrativa que os números tem uma história por trás, em que só ele pode decifrar. No livro temos alguns capítulos da estória intercalado com a narrativa de Pi, onde um rapaz sai de sua casa guiado pela "Ursa Maior" em uma jornada sem fim e essa história que guiará os dois jovens em uma aventura que seria improvável de um adulto; regado por regras de etiqueta da sociedade moderna, imaginar ser possível.


Em meio a piratas, seres fantásticos, as estrelas como guia e uma jornada onde tudo pode dar errado, somos levados a nós apaixonar por essas crianças tão incomuns. Early realmente é quem rouba o livro, pois ele é muito divertido e tem um jeito simples de enxergar o mundo, mas junto com a personalidade mais cética do Jack, eles proporcionam ótimos diálogos juntos. Em nenhum momento a autora diz que o Early tem síndrome de Asperger, que é uma variação do autismo, que inspirou diversos personagens que amamos muito, como Dr, House e o Sheldon Cooper da série The Big Bang Theory. Ela explica que essa síndrome só foi descoberta muito tempo depois da Segunda Guerra, durante esse período as pessoas com diversas síndromes eram vistas como problemáticas ou estranhas.


Em Algum Lugar nas Estrelas é um livro extremamente tocante, onde somos levados a reviver grandes clássicos da música, o significado da amizade, a difícil passagem da infância para a adolescência, a peculiaridade de uma criança com um modo próprio de ver o mundo e em como lidamos com a perda de entes queridos, tudo isso tratado de uma forma poética e singela. Para aquelas pessoas que perderam algum ente querido tão próximo, esse livro fará lágrimas se derramarem ao lembrar, mas de alguma forma a narrativa o conforta e acalenta.


Não tenho nem o que dizer dessa linda edição, além dos meus parabéns para a editora, pois está extremamente linda. Com capa dura, algumas estrelas na capa tem um singelo verniz, para dar todo um charme a edição e a cada capítulo temos uma constelação ilustrando a passagem, com seu respectivo nome (tem até a constelação de Pyxis). Vem com um marca página redondo, contendo um mapa astral e com todo um significado no livro, temos as tradicionais fitas de seda em um tom rosado e dentro temos um tratamento todo especial de um mapa astral e algumas outras ilustrações das constelações. Sem contar que se já não bastasse tudo isso, o leitor pode ler o livro embalado pelas músicas que o Early gosta de ouvir, pois temos a trilha sonora disponível no Spotify, para sua experiência de leitura ser completa.


Super indico essa leitura, pois ela te fará ver a vida com outros olhos e perceber que a simplicidade em algumas coisas pode ser mais válido que muita coisa que fazemos na correria do nosso dia a dia. Quero muita saber se alguém aqui já leu e como foi sua experiência de leitura ou se já viu essa capa linda pelas livrarias e quer ler. Me contem nos comentários.




4 comentários:

  1. Estou namorando este livro no site Submarino já faz um tempinho Rs'
    Esse post só me fez ficar com mais vontade de ler e ter ele 💜 E essas fotos? Uma mais maravilhosa que a outra 💜 O livro é bonito assim mesmo ou é o jeito que você fez ele ficar maravilhoso? -Mais risos- Tá parei por aqui!
    Um super beijo e eu realmente amei o post e essas fotos 💜 -Meu Deus quanto coração-
    Mundo Cristalizado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é muito lindo mesmo e não tem como não ficar namorando ele nas livrarias Jaci. Super vale a pena adqui-lo. Fico tão feliz que tenha gostado das fotas (por quanto é a minha seção de fotos favorita ❤) e não são as fotos, esse livro é lindo dese jeito - as fotos só ressaltaram a beleza dele.

      Muito obrigada mais uma vez por esse comentário foferrímo ❤

      Um beijo e um abraço de Unicórnio!

      Excluir
  2. Ana Karyna Felix Lopessexta-feira, 24 março, 2017

    Manaaa eu estava querendo muito mesmo esse livro mas acabei comprando A menina submersa (que eu também amo só pela complexidade e pela mente da Imp) e esqueci dele mas com esse post eu super querooo. Mapa astral e constelações, aaaaaa é tudo a ver comigo hahaha olha eu aqui de novooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Ana. Seja muito bem-vinda. É sempre um prazer ler seus comentários aqui no blog ❤ (esperando mais deles, porque adoro responde-los)
      Eu ganhei a Menina Submersa e ainda não li - minha amiga quer me matar por isso -, mas já está nas metas de abril conseguir lê-lo.

      Fico tão feliz que o post tenha voltado com a sua vontade de adquirir esse livro lindo. Quero muito saber sua opinião depois que ler (me fala no insta depois) ❤

      Um beijo e um abraço de Unicórnio!

      Excluir

Início
 
IlustraPyxis - 2015. Todos os direitos reservados ©
Imagens por Freepik | Powered by Blogger