A Guerra que Salvou a minha Vida

11 abril 2017


Livro: A Guerra que Salvou a minha Vida
Autor:  Kimberly Brubaker Bradley
Páginas: 240
Editora: Darkside
Edição: 2017
Acabamento: Capa Dura
Nota: 4,5/5
ISNB: 9788594540263


Confesso que quando recebi o kit da Darkside e vi que era o livro A Guerra que Salvou a minha Vida tive um mini infarto de tão lindo que o kit é, mas fiquei um pouco receosa, porque a única coisa que sabia a respeito, é que se passa na Segunda Guerra Mundial e não tive experiências boas com livros com esse tema. Para meu deleite, A Guerra que Salvou a Minha Vida, foi ótima grande surpresa.



Ele se passa na Segunda Guerra Mundial, mas na verdade isso é só uma premissa de um pano de fundo, pois o livro se passa no comecinho da guerra, onde as pessoas ainda estão meio desacreditadas que Hitler declarou guerra ao resto do mundo. Com essa premissa, somos apresentados para Ada, uma garota que vive pressa dentro de casa, por ter nascido com uma deformidade no pé (seu pé direito é torto) e sua mãe tem muita vergonha da sua situação. Em muitos momentos, a mãe de Ada faz diversas agressões, físicas e psicologísticas com a pobre. O tratamento é diferenciado, quando lemos a forma como a mãe dela trata seu irmão mais novo, Jamie, que nasceu saudável e tem direitos de ser "normal".


Com a aproximação da guerra na Inglaterra, é decidido que as famílias enviem seus filhos para o interior do país com outras famílias, com a esperança que a guerra não chegue até eles. É neste momento que Ada, cansada dos maltrato, decide fugir de casa com seu irmão mais novo e começar uma nova vida em algum lugar que não tenham vergonha ou batam nela. É aqui que seu coração começa a palpitar forte, pois ficamos apreensivos se Ada conseguira ou não se ver livre daquilo que tanto a machuca.


Ada é uma personagem bem forte para uma criança e isso você vai descobrindo ao decorrer do livro. Até isso acontecer, pode ser que você fique com um pouco de raiva da personagem por algumas atitudes, mas temos que lembrar que Ada sempre sofreu diversas agressões, física e emocional, então por conta de sua mãe, ela sofre bastante com autoestima baixa e seu mundo se limitava apenas a um apartamento minúsculo e ao que via somente da sua janela. É lindo ver como a a autora descreve as novas descobertas do mundo, que para a gente pode parecer simples, mas para quem teve sua vida inteira trancafiada em um pequeno quarto, a descoberta de uma simples grama, pode ser algo mágico.


É um pouco apreensivo você saber que se passa na Segunda Guerra e ficar com medo de qualquer momento a guerra chegar em seu estopim, podendo afetar nossa personagem principal, da qual já nos apegamos e não queremos que nada de mal aconteça. Mas realmente a guerra é um pano de fundo para o leitor entender melhor toda a história da Ada, pois você começa a sentir o perigo da guerra, perto do final e temos alguns contextos históricos descritos no livro. Ele te mostra um outro lado da realidade das pessoas que estavam com medo de que a Alemanha pudesse pegar suas casas e tirar a vida de seus familiares.


O livro é um daqueles que te engana na leitura, pois os capítulos são bem curtinhos, então você fica naquela de "vou ler só mais um capítulo" e quando se depara já é 4 da manhã. A narrativa é muito bem fluída, a autora tem um jeito muito gostoso de escrever, fazendo com que você não largue a história de Ada até a última folha. Realmente me surpreendi muito com a narrativa. Fazia muito tempo que não terminava um livro tão rápido ou que me embalou por madrugada a fim.


Este foi o primeiro kit de parceira que ganhei da Darkside e morri de amores por ele. Uma pena não ser comercializado, mas realmente é de cair o queixo todo o cuidado que eles tem com cada item para os leitores. A edição deste livro está muito linda. Com uma ilustração central da Ada com seu pezinho torto e um verniz localizado. Uma estampa de retalho, estilo patchwork, ajuda a ilustrar mais ainda a capa e contra capa, que conforme você vai lendo, percebe que tem tudo a ver com a história. Dentro temos uma folha de guarda com estampa de lavanda em aquarela (a coisa mais linda) e depois uma folha dupla com o título do livro em repetição por toda as páginas, contendo a linda tipografia da capa. Todo o trabalho gráfico está uma lindeza e eu ficaria facilmente falando por alguns parágrafos todo o carinho apresentado neste livro.


 A Guerra que Salvou a minha Vida, é um livro muito tocante, que fala muito mais do que a Segunda Guerra, fala sobre das dificuldades de ser de uma família que não te aceita, novas descobertas, dificuldades da época, amizade, amor por cavalos, autoestima, diversas agressões e crescimento como pessoa. É uma obra super tocante, que recomendo para qualquer pessoa que goste de uma boa leitura.


2 comentários:

  1. Que amor de kit! <3
    Me lembrou um pouco "A Menina Que Roubava Livros", claro, duas temáticas bem diferentes e que abordam princípios diferentes, mas ambos com a II Guerra de fundo e nos ensinando lições lindas de vida.
    Simplesmente adorei a indicação e já fiquei ansiosíssima para ler.

    Super beijo,
    poeirasestelares.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora, desculpa a demora para responder. Fiquei um tempo ausente do blog e só agora estou voltando.

      Fico muito feliz que tenha curtido a indicação. Este é um ótimo livro e sua continuação é tão linda quanto o primeiro volume. Vale super a pena :)

      Super beijo!

      Excluir

Início
 
IlustraPyxis - 2015. Todos os direitos reservados ©
Imagens por Freepik | Powered by Blogger