As versões de Hana Yori Dango

18 agosto 2017


Adoro histórias que ganham diferentes adaptações e não nego, por isso trago mais uma vez um pouco sobre as versões de outra história que me apaixonei enquanto descobria o mundo dos doramas: Hana Yori Dango, que assim como Itazura na Kiss, foi um dos shoujos mais bem sucedidos e que mais ganhou adaptações na última década. E esse é ainda mais popular: além do mangá que deu origem a história, anime, 2 temporadas dos doramas e 2 filmes japoneses, a história ainda conta com adaptações e mais 5 países.


Makino Tsukushi (em japonês Tsukushi significa erva daninha) é uma estudante colegial pobre, mas graças aos esforços e economias de sua família um tanto oportunista e sem noção que aposta tudo nela esperando que um dia se case com um herdeiro milionário, passa a frequentar o colégio Eitoku Gakuen, um dos mais ricos do Japão. Em um ambiente escolar distante de sua realidade, Tsukushi faz de tudo para passar despercebida, porém não suporta as injustiças que acontecem quando alguém recebe a tarja vermelha, praticamente uma sentença de morte por atravessar o caminho dos Flower Four ou apenas F4. Um grupo formado por amigos de infância e que detém enorme poder no colégio, mandando até nos professores. São eles: Doumyouji Tsukasa, o líder, Hanazawa Rui, por quem Tsukushi tem um crush, Akira Mimasaka e Soujiro Nishikado. Um dia ao tentar defender uma das vítimas do F4, é ele quem recebe a tarja vermelha e passa a ser perseguida por eles.


Apesar de existirem pequenas diferenças entre uma versão e outra (o que é natural), todas acabam seguindo o mesmo modelo: A protagonista pobre em uma escola de ricos desagrada o grupo popular de amigos poderosos e passa ser alvo deles, mas então resolve enfrentá-los. Enquanto tem interesse no garoto misterioso do grupo, o líder badboy (no fundo bobão) se apaixona por ela e em meio a provocações os dois se aproximam.

Anime, Mangá e Filme


Hana Yori Dango (花より男子, Melhor doces do que flores), surgiu como uma série de mangá publicada de 1992 até 2003, escrita Yoko Kamio, é considerado o mangá do gênero shoujo mais vendido do Japão. Antes do anime, em 1998 foi feito um filme live action enquanto o mangá ainda era publicado, um ano depois em 1996 a versão animada foi produzida, contando com 51 mais um OVA.
Onde ler: Mangá Space ou YES Mangás.
Onde assistir o anime: Animes Online ou Anime Plus.
Onde assistir o filme: Youtube (apenas em inglês).

Meteor Garden (2001)


Assim como Itazura na Kiss, a primeira adaptação live action no formato dorama aconteceu em Taiwan. A série fez muito sucesso, teve 2 temporadas: e primeira com 19 episódios e a segunda com 31, além de uma minissérie exibida entre elas chamada Mateor Rain com 3 episódios que contavam histórias sobre os outros integrantes do F4.
Há algum tempo a atriz Barbie Shu, que interpretou a protagonista Shan Cai postou em seu instagra, uma foto com um poster e nele o título do drama e a data "2018". Não se sabe se é um remake ou uma continuação, boatos dizem que se trata de uma produção chinesa e não taiwanesa, só aguardando para saber.
Onde assistir: Viki.

Hana Yori Dango (2005)


Não diferente das outras, a versão japonesa também foi muito bem sucedida. Teve 2 temporadas com 9 e 11 episódios, respectivamente e um filme em 2008 que concluiu a história.Com músicas temas da boyband Arashi (a mais popular do Japão) um dos seus integrantes, Matsumoto Jun também protagonizou o dorama interpretando Doumyouji. Ele e a atriz Inoue Mao (Tsukushi) nunca confirmaram, mas os rumores sempre fortes afirmam que os dois mantém um relacionamento desde que se conheceram no trabalhando no dorama.
Onde assistir: 1ª temporada e 2ª temporada (YouTube).

Boys Over Flowers (2009)


Sim, mais uma vez outra versão bem sucedida e ouso dizer que talvez seja a mais popular no mundo todo, Ela foi o primeiro contato de muitos tanto com a história quanto com os doramas num geral, até hoje vejo pessoas citando e relembrando do casal Gu Jun Pyo e Jan Di. O k-drama projetou os atores principais Lee Min Ho e Gu Hye Sun e hoje eles são muito bem cotados. Apesar de ter durado apenas uma temporada, ela teve 25 episódios o que é bastante quando se compara à média de episódios para um k-drama.
Onde assistir: Drama Fever ou Viki.

Let's Go Watch Meteor Shower (2009)


No mesmo ano os chineses também resolveram produzir uma série e essa bem mais extensa: 1ª e 2ª temporada com 36 episódios cada. Mas na verdade essa não é uma adaptação autorizada, seu produtor alegou que ela é apenas inspirada e não baseada no mangá. E realmente a série não segue o mesmo roteiro, mas claro, a essência do enredo original está toda ali.
Onde assistir: Viki.

Boys Before Friends (2013)


Sim, até os Estados Unidos produziu uma versão, mas... um erro? Sim, um baita de um erro. Pra começar a produção é amadora, não oficial e os próprios atores financiavam a série, que aliás trocou a atriz que fazia a protagonista 2 vezes, de uma cena pra outra, de repente, a Joey era outra pessoa! E no fim, sem recursos para concluir sequer 1 temporada completa, ela foi cancelada com apenas 6 episódios (ruins).
Onde assistir se tiver coragem: Viki.

Kaisi Yeh Yaariaan (2014)


Para minha grata surpresa, descobri a série indiana enquanto fazia a pesquisa para essa matéria, nem imaginava que a MTV Índia havia produzido ela! Contendo 2 temporadas que renderam muitos episódio (337), porém curtinhos (cerca de 20 minutos cada), se tornou bastante popular no país. Na verdade, ela é apenas "levemente" inspirada em Boys Over Flowers e não no mangá original.
Onde assistir: YouTube (infelizmente sem legendas).

Parece, mas não é


Queria citar esses dois dramas, o taiwanês Moon River (2015) e o coreano Cinderella and the Four Knights (2016), como exemplos de histórias que vi muita gente comparando com o enredo de Hana Yori Dango por terem semelhanças e uma premissa muito parecida, só que ao decorrer dos episódios e até mesmo no desenvolvimento dos personagens, eles acabam mostrando que são uma história completamente diferente. Mas já ficam aqui como uma  recomendação de histórias que seguem a mesma temática de um grupo Flower Boy com um protagonista badboy e a mocinha destemida.
Onde assistir Moon River: Viki.
Onde assistir Cinderella and the Four Knights: Drama Fever ou Viki.

Não posso tirar conclusões sobre todas as versões existentes, mas tendo em mente o j-drama que assisti de início ao fim, posso dizer que a história é apaixonante, engraçada e com um casal principal icônico para os shoujos. Fica aqui minha recomendação!


1 comentários:

Início
 
IlustraPyxis - 2015. Todos os direitos reservados ©
Imagens por Freepik | Powered by Blogger