Um livro intergalático de mulheres fortes

08 março 2018


Livro: A Longa Viagem a um Planeta Hostil
Autor: Becky Chambers
Páginas: 352
Editora: Darkside Books
Edição: 2017
Acabamento: Capa Dura
Nota: 5/5
ISNB: 9788594540508


Se eu gosto de livros com o tema de ficção científica? Sim, muito. Não é à toa que o nome do blog arremete o universo. Não é mesmo? Sabendo disso, vocês tem um parâmetro para imaginarem o quanto pirei ao receber o kit do livro A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil. Este livro de título grande e a capa maravilhosamente cheia de glitter.


Com toda certeza em algum momento do ano passado ou deste, passeando pela livraria, vocês já devem ter se deparado com este livro, pois não tem como ignorar essa lindeza. Sem contar que a capa por si só, nota-se já na entrada da livraria, estando em ponta de gôndula ou no setor.


Primeiramente devo dizer que este é um livro difícil de resenhar (pois posso soltar algum spolier, sem nem perceber), mas um dos que mais tive gosto de ler - além de ter devorado em dois dias suas trezentas e poucas páginas. Obviamente ele falará de universo e tudo aquilo que está relacionado a ficção científica, mas engana-se se acha que será um livro como o Guia do Mochileiro das Galáxias ou algo cult, que só quem entente de astronomia irá entender. A autora, Beck Chamber, é tão linda, que ela fez um livro totalmente inclusivo, que mesmo aquele leitor que nunca leu nada sobre o assunto ou não curta tanto, irá entender e se apaixonar por sua obra.


Neste livro somos apresentados a tripulação da nave Andarilha, que seu trabalho é construir túneis espaciais na galáxia, que conectam civilizações. Com esse intuito, o capitão da nave recebe uma grande proposta de desbravar o universo, para criar um desvio entre um ponto, que ligue um planeta hostil, em que estão em negociação de paz, depois de muito tempo guerreando um contra o outro (está aí o porquê do título). Parece bem simples e é um contrato financeiramente muito vantajoso para todos da tripulação. É assim que começamos nossa aventura, mas de fácil, nem o combustível a base de alga, vocês acharam aqui.


Diferente de qualquer outro livro com temática de ficção científica, Becky decidiu se focar no ser humano e dificilmente vocês acharam personagens tão vividos quanto da tripulação de Andarilha. Não temos um personagem principal, pois todos na nave são importantes da sua maneira e é ótimo poder saber as histórias de cada um deles. O livro é tão humano, que ao decorrer da leitura vocês vão percebendo que a Andarilha por si só, é um personagem tão importante quanto o resto da tripulação.


Entre humanos nascidos em marte, uma pilota reptiliana, um médico de gênero fluido e muitos outros personagens cativantes. Somos apresentados à uma gama muito diferente de espécies, onde a autora discute sobre variadas culturas, pensamentos diferentes, convivência com pessoas e sexualidade. Esses, entre outros temas são abordados ao decorrer do livro, mas em momento algum de uma forma desrespeitosa. Muito pelo contrário, Becky expõem esses assuntos e alguns tabus sociais de uma forma sútil e bem delicada.


O livro é fantástico, tendo um pouco de tudo, para não deixar ninguém sentir falta de nada, desde teorias de ficção, viagem interestelar, até romance. A leitura é mais que válida. Além da edição da Darkside estar lindamente maravilhosa, com a capa dura toda detalhada com glitter, dando uma sensação de estrelas no espaço, com direito a fita de cetim azul, para marcar a página, assim como as outras edições.


A Longa Viagem a um Planeta Hostil faz parte de uma coleção de livros, mas a autora já avisou para não se preocuparem, pois cada volume tem começo, meio e fim, só o que os liga é o universo. Este livro se tornou um dos meus favoritos, pois além de aquecer meu coração, a representatividade feminina é muito forte, sem aquela típico apelação ao machismo e sexo frágil. Aqui, todas as personagens são fortes, carismáticas e respeitadas em suas profissões. Inclusive temos uma pilota no comando na nave e sua opinião influência muito nas decisões do capitão.


Simplesmente fantástico. A leitura é super válida e se for seu primeiro livro com a temática de ficção científica, leiam sem medo, pois este livro faram com que vocês se apaixonem pelo gênero e acabaram por querer mais livros deste tipo.

0 comentários:

Postar um comentário

Início
 
IlustraPyxis - 2015. Todos os direitos reservados ©
Imagens por Freepik | Powered by Blogger